11 junho, 2007

Dia dos namorados...

Enquanto na Europa e na América do Norte se comemora o Dia dos Namorados a 14 de Fevereiro, Dia de San Valentim, no Brasil celebra-se a 12 de Junho, véspera do dia dedicado a Santo Antônio.

O costume de aproveitar este dia para oferecer algo a quem se ama, teve início em 1949 quando o publicitário João Dória - na altura a trabalhar para a Agência Standard Propaganda - criou uma campanha para melhorar as vendas da extinta loja Clipper no decorrer de Junho - na altura um mês bastante fraco para o comércio - lançando o slogan "Não é só de beijos que se prova o amor".

O sucesso foi imediato, tendo a Standard ganho o título de agência do ano. Com o apoio da Confederação de Comércio de São Paulo e de todos os comerciantes, institui-se o 12 de Junho como uma data especial com direito a troca de presentes.
A escolha de Santo António como padroeiro dos namorados deve-se ao fato de a tradição o apontar como casamenteiro. Conta-se que este santo português, durante o tempo em que esteve em França, se dirigiu a um povoado onde casar era considerado um pecado. No local, o santo pregou sobre a importância da formação das famílias, vindo daí o fato que o tornou popular como santo casamenteiro.

Um comentário:

  1. Lê... como foi a noite?
    Depois me conta tudo!!!
    Precisamos remarcar nossa almoço furado..
    Nada como amar e ser amada, não é!!!

    bjos querida..

    ResponderExcluir