17 dezembro, 2007

Paz interior


Uma das primeiras atitudes da pessoa para construir a paz interior é tentar educar a sua mente e o coração, tentando eliminar ideias e sentimentos negativos no dia a dia da nossa vida. É uma tarefa, mas sobretudo uma arte que os evangelhos nos aconselham encarecidamente. Os pensamentos negativos não contribuem para a solução dos nossos problemas e são um obstáculo à nossa felicidade: “Quem de entre vós, com as suas preocupações, pode prolongar a duração da sua vida?” (Mt.6,25-27). O evangelho de Lucas acrescenta:

“Tende cuidado para que as vossas vidas não fiquem pesadas devido às preocupações” (Lc.21,34).

Os pensamentos negativos desgastam-nos e geram stress. Este, por seu lado, gera ansiedade a qual provoca uma aceleração do ritmo cardíaco e faz subir tensão arterial.

Apesar do ritmo acelerado em que o mundo caminha, nós podemos contrariar em nós esta tendência de uma crescente excitação da vida diária.

Além de se sentir sempre cansada, a pessoa em stress sente-se frustrada por não poder produzir. Os pensamentos positivos como confiança, segurança, vontade de perdoar e servir os outros são um remédio milagroso para curar esta enfermidade.

Segundo o ensinamento de Jesus, as coisas mais importantes acontecem no nosso interior. Por isso ele aconselha os discípulos a buscarem o silêncio: “Retiremo-nos para um lugar deserto e fiquemos ali por algum tempo” (Mc.6,31).

Nenhum comentário:

Postar um comentário